As perguntas que precisamos fazer sobre comida

Comer é algo natural que chega a ser automático, inquestionável. Aprendemos, muito pequenos, os horários para nos alimentarmos, desenvolvemos gostos e hábitos, e passamos a vida colocando comida no prato e na boca de uma maneira quase mecânica. Sem parar para pensar uma vez na ação, no sujeito ou no objeto envolvidos. Nada é questionado. Tudo é simplesmente feito. E isso não é legal!

Nada de bom sai de aceitar as coisas só porque elas sempre foram assim.

Pensar. Questionar. Problematizar. É bom, importante, essencial. Saber porque as coisas são feitas de tal forma é como podemos criar novos jeitos de fazer. É como podemos evoluir.

Por isso, pensei em quatro perguntas que eu tenho me feito e que todos PRECISAMOS fazer sobre comida.

1 – Isso é comida?
Olhe bem para o que vocês prestes a por na boca e reflita. Isso é comida? Comida de verdade. Se tiver uma embalagem, examine a descrição além das calorias e gramas de sódio. Veja os ingredientes e diga se reconhece algum deles.

2 – De onde veio isso?
Já que está com embalagem nas mãos, aproveite para descobrir de onde vem esse alimento. Quem produz o que você come? Quais sãos as fontes de matéria prima e mão de obra? Ele é um prato típico do seu país ou algo estrangeiro? Faz parte da sua cultura?

3 – Como eu me sinto quando como isso?
Antes e depois de comer, tente reparar em como seu corpo reage a essa comida. Sono, indigestão, bem-estar, alegria, tristeza… Como você se sente física e emocionalmente quando come?

4 – Por que estou comendo isso?
Todos precisamos comer, mas o que comemos é variado. Você já se perguntou porque está comendo determinada comida? Você tinha opções? Se não, por quê? Se sim, quais eram? E por quê você escolheu justamente esta?

 

giphy (11)

As perguntas são poucas, mas os questionamentos que elas trazem são muitos: O que é comida de verdade? Que diferença faz de onde veio essa salada? Qual é a origem desse omelete? E daí que fico com sono depois de comer um bife?

Eu acredito que sabemos tão pouco sobre comida – decorar uma tabela de calorias não é conhecer comida! – porque não damos valor de verdade a ela, não enxergamos o que temos no prato e não notamos o efeito que ela tem no nosso corpo.

Comida é o nosso combustível, um importante elemento que nos mantém vivos. Para vivermos bem temos que comer comida de verdade. E saber como a produção dela impacta o nosso mundo. Como e onde essa soja é plantada? Quem trabalha na colheita desse chocolate? Saber essas informações nos dá ferramentas para escolher. E, escolhendo, passamos a enxergar quem não tem escolha e podemos nos mexer para mudar isso.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.