Cozinhar é um exercício de paciência

Comida demanda tempo. Mesmo fast food, mesmo que seja 15 minutos. Cozinhar demanda muito mais. Algumas receitas existem horas. Descansar, fermentar, assar, esfriar… Quando precisamos cuidar da comida nesse tempo é mais fácil, você tem uma função: cuidar para não ressecar ou queimar. Mas tem momentos em que você precisa deixar os ingredientes trabalharem. A sua mágica já foi feita. Agora é com o tempo. E ficar pajeando a massa ou o picles não faz com que o tempo passe mais rápido. Talvez até faça com que ele corra mais devagar, tímido por estar assim tão exposto, tão evidente. Nem todo tempo gosta de atenção.

Quando é dia de preparar algo que precisa de tempo sozinho, eu já entro na cozinha com um plano de jogo: uma lista de atividades para me distrair enquanto a receita faz a parte dela. Segue a minha lista de sugestões:

O que fazer enquanto espera a receita esfriar, assar, fermentar, descansar

  1. Maratonar série
    Minhas últimas aventuras na cozinha foram acompanhadas por um binge de Modern Love e segunda temporada de Midnight Diner: Tokyos Stories.
  2. Encontrar novas receitas
    Enquanto a massa de torta que a Rita Lobo ensinou a fazer descansa na geladeira, eu mergulho nas receitas de bolo da Raíza Costa. Numa dessa descobri o Banana Bread com Calda de Café.
  3. Colocar a leitura em dia
    Deixa o celular fora de alcance e pega aquele livro que tá juntando poeira na cabeceira da cama há meses. Vale até livro de receita!
  4. Hidratar o cabelo
    Gosto de usar essa distração quando preciso deixar um prato muito gostoso esfriando. Tiro do forno e corro para o banheiro para resistir a tentação de cortar o bolo ou a torta antes dela ter tempo de esfriar. Tomo banho, passo creme mexa por mexa, deixo agir e enxáguo enquanto a comida toma seu tempo. Saio dessa experiência com os cachos mais bonitos e disciplinada.
  5. Pedicure
    Um bom jeito de ocupar as mãos que gostariam de estar na cozinha. Mas prefira cuidar das unhas do pé mesmo, porque pintar as unhas da mão e mexer com comida no mesmo dia geralmente resulta em unhas borradas, comida pintada e frustração.
  6. Lavar roupa
    Como boa parte dos paulistanos, minha lavanderia fica grudada na cozinha, o que tem contribui em duas coisas para a minha vida: 1) não se come fritura nessa casa e 2) já que eu estou ali do lado esperando o bolo assar, posso muito bem aproveitar esse tempinho para lavar uma máquina de roupa de preta ou pendurar os panos de prato.
  7. Outra receita
    Esse é um dos meus favoritos porque quando me empolgo para cozinhar quero cozinhar muito e é uma delícia emendar uma receita na outra. Colocar carne no forno e começar a preparar o acompanhamento.
  8. Lavar louça
    Ela está ali olhando para você e é melhor lavar agora do que depois de comer.
  9. Exercícios do Duolingo
    Quando tenho que deixar uma massa descansar por pouco tempo, pego o celular para ampliar o vocabulário e tentar entender um pouco mais a gramática francesa. J’aime cuisiner!
  10. Dormir
    Pão é uma nova paixão e as receitas que eu tenho testado pedem um descanso mínimo de 12 horas. Eu geralmente faço à noite, coloco a massa numa trouxinha quentinha e vou para cama também. Ela cresce e eu descanso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.