Setembro Sem Carne – 2ª edição

Após um longo e tenebroso Agosto, chegamos ao caloroso, florido, festivo Setembro.

 

E, com esse lindo mês, chega também a segunda edição do Setembro Sem Carne –  uma pausa de 30 dias para repensar o consumo de carne e descobrir novos sabores meat free.

Por que repensar o consumo de carne?

Para começar, eu gosto de carne. Gosto no gosto, do cheiro, do aspecto, da sensação dela na minha boca. Gosto de carne frita, assada, cozida, crua, seca. Carne de porco, de vaca, de frango, de peixe, de javali e de crustáceos e outros bichinhos do mar que eu não sei identificar por filo, família ou espécie.

E não, carne não faz mal.  Nenhuma comida de verdade faz. Não existe comprovação de que o consumo moderado de carne faz mal para a saúde do ser humano. Mas eu sei que eu como mais carne do que eu preciso, do que o mundo aguenta, e a carne que eu como vem de empresas que não tratam os animais de uma forma que eu considero decente.

Além disso, tem tanto sabor no mundo. Por que se limitar ao tradicional hambúrguer bovino quando você pode experimentar um bolinho de carne de soja com castanhas que vai muito bem com cebola roxa e molho de gorgonzola*?

Hambúrguer vegetariano do Burger Joint ( São Carlos)
Hambúrguer vegetariano do Burger Joint de São Carlos

Então, mais um vez, entro no mês da minha 28ª primavera com uma dieta restritiva e expansiva. Contribuindo um pouco menos para o aquecimento global e um pouco mais para o desenvolvimento do meu paladar.

Links para entrar no clima meat free:

  • How to eat meat AND fight climate change | YouTopia diet
    Amiga Laís tem um canal mara no Youtube sobre desenvolvimento sustentável e as ações que nós, pequenos mortais, podemos adotar para ferrar menos o planeta. Nesse vídeo, ela fala sobre como reduzir o seu impacto ambiental e continuar comendo carne.
  • Meat Free Monday
    O Meat Free Monday é uma iniciativa da família McCartney para estimular as pessoas a consumirem menos carne. Está em inglês, mas vale a pena ativer o Google Tradutor e ver as informações e receitas que eles têm lá.
  • Panelinha Vegetariana
    Vocês já devem saber que eu coloco a Rita Lobo em outra categoria de humanos, então é claro que vou indicar as receitas vegetarianas dela. Tem muita batata, tem muito arroz, mas também tem muita abobrinha (Eca!) e carpaccio de berinjela.

*O consumo de queijo também impacta o meio ambiente, o bem-estar dos animais e a saúde humana. Falarei sobre isso em breve.

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.